Dor

por urgeist.org

Bertrand Russel (em seu “Um Conto de Duas Moralidades”) criticou Nietzsche por se entregar à “contemplação da dor”. Apesar de Nietzsche ter encontrado algumas idéias interessantes sobre como a dor contribuiu para a emergência da cultura, eu quero oferecer alguns pensamentos aqui sobre a dor também. Eu estou particularmente interessado na relação entre dor e pensamento. meditar, às vezes, dói.

Geralmente, a dor aparece do nada. É por isso que as pessoas se machucam, porque eles não esperam se machucar. Psicologicamente, a dor também tem um efeito muito interessante, além de ser dolorida; ela fragmenta todos os pensamentos que estão ocorrendo naquele momento e os expõe como ilusão. A dor revela que há muito menos conexão entre o que se pensa e o que ocorre fora da mente. Independente de quanto resistente uma pessoa pensa que é, se ela for atingida fortemente, sua visão de mundo, sua identidade, aquilo que eles pensam estar fazendo, tudo fica fragmentado. Dor é uma forma de despertar e pensamento é uma forma de sonhar.

Esta é uma das características centrais da meditação Zen. Um estudante zen habilidoso pode achar seu caminho para fora do labirinto do pensamento até que ele veja a realidade independente dele. É por isso que mestres Zen irão frequentemente bater em seus discípulos se estes alegarem entender um koan, mas na verdade não terem entendido. Apesar de que Platão iria dizer que deve-se fazer uma distinção entre aparência (fenômeno) e razão (episteme), o logos não é o único meio para a iluminação. A realidade pode em sua essência ser experimentada através da dor, um batismo de fogo!

Esse post foi publicado em Outros Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s