Estados Elevados de Consciência

por http://urgeist.org

Estados mais elevados de Consciência

Todos nós experimentamos diferentes estados de consciência. Às vezes estamos felizes, às vezes estamos tristes, etc. Mas alguns dos níveis mais elevados de consciência alcançáveis através de intensa meditação, continuam uma experiência de – no oeste – poucos. Este post é um relato de tal experiência.

Eu havia praticado zazen em meu Dojo Zen por cerca de 7 meses quando eu participei da noite Zen que meu Godo (professor) organizou. Noites Zen são retiros moderadamente intensivos de meditação onde estudantes Zen praticam Zazen – o ritual central de meditação do Zen Budismo – por cerca de 6-9 horas. A Noite-Zen do meu dojo, se eu me recordo corretamente, consistia de cerca de 5 ou 6 Zazen sentados, cada um deles duravam por cerca de 90 minutos.

Noites Zen não são fáceis. A maioria das pessoas não consegue sentar quieta por 15 minutos, muito menos 9 horas… Partes do corpo dóem, a circulação do sangue é cortada em alguns membros que então ficam dormentes, a mente viaja etc.

Eu não me arrependo, no entanto, de ter passado pelos desafios da noite que eu presenciei. Mais tarde, cerca de 4 da manhã da manhã seguinte, minha concentração havia sido elevada para um nível tão fenomenalmente alto, que eu passei o resto da noite, até o nascer do sol, parado na minha rua olhando para a lua. Eu nunca antes havia visto algo tão lindo. Nunca. Eu entendi então que todas as minhas percepções anteriores do mundo fenomenal haviam sido profundamente informadas e portanto embaçavam meus próprios pensamentos e hábitos. Como um estudante Zen eu devo enfatizar a importância de agrupar estes dois (pensamentos e hábitos) juntos. De uma perspectiva zen não há muita diferença. Pensamentos são julgamentos que fazemos sobre o mundo e as coisas mais simples e comuns, aquelas que são frequentemente mais dignas de nota, como a lua à noite, são aquelas que julgamos mais frequentemente. Nós então acreditamos que as entendemos já que os símbolos que anexamos a elas com o tempo não mudam. É “a lua”.

Zen esvazia sua mente. Pensamentos e hábitos desaparecem até que vemos a realidade da maneira que realmente é, além do pensamento. E eu daria muito para levar minha vida vendo o mundo através desta incrível lente.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Estados Elevados de Consciência

  1. wagner disse:

    Ola, vc nos indicou o seu site, achamos interessante o conteudo.
    Se quiser pode me contactar sou um dos autores dos blog da Legio VI.

    Se puder deixe seu contato.

    Att;

    Wagner

Deixe uma resposta

